O Curso Técnico em Segurança do Trabalho forma o profissional para trabalhar de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde no trabalho.
Os alunos aprendem a orientar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); coletar e organizar informações de saúde e de segurança no trabalho; executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.
O profissional que concluir o curso estará apto a atuar na preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores através do gerenciamento e administração de projetos que objetivam a prevenção de acidentes e a melhoria das condições de trabalho, melhorando a produtividade e a qualidade de vida nas empresas.
O técnico em segurança do trabalho poderá exercer funções em diversas indústrias e empresas eletroeletrônicas, metalmecânicas, madeireiras, têxtil, siderúrgicas, petroquímicas, extrativas, da construção civil e de transformação, além de empresas de produção e distribuição de eletricidade, gás e água e, ainda, empresas de transportes, comércio e serviços em geral.
A carga horária de estágio supervisionado para o CT em Segurança no Trabalho é de 200 horas.
Conteúdo Programático
- Saúde e Higiene Ocupacional
- Análise e Avaliação de riscos
- Ciência e Tecnologia de Produção e seus Processos
- Processos de Perícia, Auditoria, e Fiscalização em Segurança do Trabalho
- Ações em Saúde e Segurança do Trabalho
- Gestão Integrada em Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho