Mensagem do Diretor – Colégio e Escola Técnica Triângulo
logo
MATRÍCULA

Mensagem do diretor

26 anos formando e educando!

É com grande alegria e satisfação que o Colégio e Escola Técnica Triângulo completou 26 anos de educação.

Nestes 26 anos muitos alunos por aqui passaram e se formaram. Muitos mestres, responsáveis, colaboradores, amigos, por aqui deixaram sua contribuição e dedicação.
Educar, formar, escolarizar é o nosso maior desafio. Em todo este tempo, conseguimos romper barreiras, criar conceitos, estabelecer desafios e vencê-los.
Cuidamos do maior patrimônio que as famílias possuem: seus filhos e filhas!
Sabemos de nossa responsabilidade e dos nossos desafios que nos estimulam a sempre buscar o melhor possível.
Com profissionalismo, com nossa proposta pedagógica e com nosso envolvimento, sabemos que sairemos vitoriosos.
Não há dificuldade que não seja vencida quando existe capacidade e perseverança.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte desta história de sucesso e prosperidade!

Luiz Carvalho

Bem-vindo ao programa de atletismo Esporte & Saber. Nosso programa de esportes é uma ótima maneira de os alunos aproveitarem o espírito de competição em um ambiente seguro e estruturado, enquanto usam seus talentos para buscar o sucesso e a excelência em alto nível. Estou ansioso para trabalhar junto com você e seus filhos nesta temporada e nas futuras.

Normas e Informações Gerais

Para cumprimento do proposto é necessário que o responsável esteja com todos os documentos abaixo devidamente entregues à Secretaria:

• Xerox de Certidão de Nascimento

• Xerox da Carteira de Identidade do aluno (para maiores de 16 anos)

• Xerox da Carteira de Identidade e CPF dos responsáveis

• Xerox do comprovante de residência

• Declaração de transferência da escola de origem

• Contrato de Prestação de Serviços devidamente preenchido e assinado por 2 contratantes

• Atestado de tipagem sanguínea

• Atestado Médico para a prática de atividades físicas

• O contratante terá 45 dias, após a data de efetivação da matrícula, para entregar o original do Histórico Escolar com a carga horária das disciplinas cursadas.

São direitos do aluno:

  • Receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares;
  • Usufruir de todos os benefícios do estabelecimento de ensino (relativo à turma e cursos que estiver matriculado), bem como de todas as atividades sociais, cívicas e recreativas;
  • Ser respeitado em sua individualidade por todos os integrantes do estabelecimento.

São deveres do aluno:

  • Frequentar as aulas com assiduidade, pontualidade e devidamente uniformizados, participando de todos os atos escolares, executando os trabalhos que lhe forem prescritos;
  • Respeitar funcionários e autoridades dentro do estabelecimento;
  • Colaborar com a conservação de todas as dependências da escola de forma socialmente aceitável e correta;
  • Possuir o material exigido pelo professor, mantendo-o em ordem e devidamente cuidado;
  • É de inteira responsabilidade do aluno a guarda de todos os objetos e pertences pessoais como celular, carteira, relógios, câmera digital, dinheiro, óculos, casacos, mochilas, uniformes, tablets, Ipod e outros. A escola não se responsabiliza pelo ressarcimento destes objetos;
  • Usar a Biblioteca da escola para pesquisa com critérios de responsabilidade e respeito com as normas da mesma;
  • É obrigatória a participação dos alunos nas atividades de cunho cultural e esportivo desenvolvidas pela escola, bem como outros nos demais eventos.

É vedado ao aluno:

  • Ocupar-se durante a aula com assuntos estranhos a ela;
  • Portar objetos cortantes ou de uso perigoso;
  • Trazer para o colégio objetos de valor. Conforme 22ª Cláusula do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: “… A escola não fará o ressarcimento pela perda de qualquer um deles, restando claro que não se responsabiliza pelos pertences pessoais que os alunos tragam para dentro da escola, principalmente: celulares, apostilas, tablets, mochilas, relógios, óculos, agasalhos, câmeras digitais, valores, jogos eletrônicos e etc, sendo a responsabilidade da guarda dos mesmos, única e exclusiva do aluno’’;
  • Levar comida ou bebida para sala de aula, corredores e laboratórios;
  • Fazer uso de jogos de cartas e similares;
  • Retirar-se antes do término das atividades escolares, sem a devida autorização concedida pela direção ou coordenação em casos especiais;
  • Portar, consumir, difundir, comercializar nas dependências da escola ou imediações qualquer tipo de droga;
  • Manifestações ostensivas de namoro que possam se tornar constrangedoras aos outros, tanto dentro como na porta da escola.
  • Comercializar nas dependências da escola qualquer tipo de produto.

OBS.: CONFORME LEI 4734 DE 4 DE JANEIRO DE 2008, É PROIBIDO O USO DE TELEFONES CELULARES, IPODS, MP3, MP8, JOGOS E QUALQUER TIPO DE EQUIPAMENTO ELETRÔNICO DURANTE AS AULAS. SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE CELULARES, TABLETS, NOTEBOOKS OU SIMILARES PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA OU PARA ELABORAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES.

6º ao 9º ano – 7h20 às 12h50

Ensino Médio – 7h20 às 13h30 

No turno da manhã, a escola abre os portões às 6h30min. Após o sinal da 1ª aula, há uma tolerância de 10 minutos para a entrada do aluno na escola. O aluno que não chegar dentro deste limite, entrará apenas no segundo tempo. Com três notificações de atrasos no mês, o responsável do aluno deverá entrar em contato com a escola para esclarecimentos. Atrasos com justificativas serão avaliados pela coordenação.

Com o intuito de fortalecer os conteúdos dos Cursos Técnicos e Formação Geral, os alunos poderão ter aula no período da tarde, de acordo com as necessidades do curso e com a disponibilidade de horário.

5º ano – Tarde: 13h15 às 17h30

No turno da tarde, há uma tolerância de 10 minutos para a entrada e saída do aluno na escola.

Horário das Atividades Extracurriculares: das 17h15 até as 18h, para todos os alunos que participarem desta atividade.

É de suma importância que o horário de saída (18h) seja respeitado, pois a escola não disponibiliza funcionário para depois deste horário e as atividades da faculdade iniciam às 18h.

O aluno que tiver três ou mais atrasos, perderá pontuação no critério de assiduidade e pontualidade que será atribuído pelo professor na disciplina em atraso.

É de uso obrigatório para todos, inclusive o uniforme de inverno (casaco da escola).

O uniforme é vendido exclusivamente na escola pela empresa contratada, sem tolerância a qualquer tipo de modificação feita ao padrão original.

O uniforme é composto por: camiseta escolar, calça jeans ou bermuda da escola, casaco da escola e tênis. Para as Atividades Extracurriculares, é exigido o uniforme.

CHINELOS OU SIMILARES NÃO SÃO PERMITIDOS.

Para os cursos técnicos, o uniforme específico de cada curso será orientado pela coordenação.

Caso a falta do uniforme seja de responsabilidade da escola, o aluno poderá frequentar as aulas até que o mesmo seja resolvido.

A escola possui profissionais para atender nossos alunos e pais nos aspectos relacionados ao comportamento, aproveitamento, dificuldade de aprendizado e qualquer assunto que esteja ligado ao aluno e que venha interferir direta ou indiretamente no seu rendimento escolar.

O S.O.E. da escola atua na prevenção e solução dos problemas que porventura venham a acontecer. A orientadora educacional está diariamente na escola para o atendimento de pais e alunos.

É DE SUMA IMPORTÂNCIA, NO ATO DA ENTREVISTA INICIAL COM A ORIENTADORA EDUCACIONAL, A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO, CASO SEJA NECESSÁRIO.

S.O.E. em casa – a orientadora, uma vez por semana, mediante agendamento, poderá ir à residência do aluno para passar as informações a respeito da vida escolar do aluno aos pais e responsáveis.

PROCE (Projeto de Conscientização e Ética) – são projetos com os temas de cidadania e ética que levam os alunos à reflexão sobre o que é ser um cidadão aliado ao trabalho desenvolvido em sala de aula.

O aluno que necessitar mudança de curso terá que requerê-la na Secretaria, aguardando o prazo de 48 horas para o deferimento ou não de seu pedido. É expressamente proibida a mudança de curso ou turno sem a liberação da Secretaria da escola. Os prazos e critérios estão no regimento interno da escola e à disposição na secretaria da escola.

O Colégio e Escola Técnica Triângulo possui convênio com a Fundação Mudes, CIEE, Provedor de Talentos, entre outros.  Estas entidades, através de  inscrição  prévia,  fornecem para a escola opções de vaga.

Cabe, aos alunos interessados, procurarem a coordenação da escola para toda e qualquer orientação sobre o estágio.

O estágio curricular supervisionado obrigatório do curso Técnico em Enfermagem só poderá ser realizado nas instituições concedentes conveniadas com a escola, que encaminhará o grupo acompanhado de um supervisor enfermeiro, atendendo à legislação vigente.

A data de entrega da documentação para estágio bem como os dias, locais e horários para o mesmo são acordados entre a escola e os hospitais, não cabendo aos alunos nenhuma alteração. O deslocamento aos locais de estágio é de responsabilidade do estagiário. No início do ano letivo, será entregue ao aluno o Manual do estagiário.

Será cobrada uma taxa, por disciplina, para as provas de 2ª Chamada.

Será isento de taxa o aluno que apresente: atestado médico, licença-maternidade ou documento de alistamento nas forças armadas.

O aluno tem de requerê-la em 3 (três) dias, no máximo, após a realização da prova perdida na Secretaria da escola. A 2ª Chamada será de acordo com o calendário fornecido pela escola. Será atribuída nota zero para o aluno que faltar à 2ª Chamada. A 2ª Chamada poderá ser realizada aos sábados.

O Colégio Escola Técnica Triângulo avalia seus alunos bimestralmente com os critérios abaixo descritos.

O aluno será submetido a duas avaliações com os seguintes pesos, sendo:

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

1ª Avaliação: 9 pontos + 1 ponto (ponto do professor, sendo: assiduidade, disciplina, participação e respeito).

2ª Avaliação: 10 pontos

6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

1ª Avaliação: 9 pontos + 1 ponto. Este ponto adicional será oferecido pelo professor no conceito de assiduidade, respeito, disciplina, participação e pontualidade do aluno em sala de aula.

2ª Avaliação: 10 pontos

O aluno que obtiver um somatório de 28 pontos ao final do 4º Bimestre estará aprovado e isento da Prova Final. Caso este aluno some valor inferior aos 28 pontos, será submetido à Prova Final. Para saber a nota necessária à sua aprovação, o aluno deverá calcular sua média anual (a soma dos 4 bimestres dividida por 4) e diminuir 10 pontos.

Não existe 2ª Chamada da Prova Final. Casos isolados serão analisados no Conselho de Classe final.

A Recuperação é oferecida no meio do ano, após o final do 1º Semestre, na qual os alunos terão oportunidade de uma nova avaliação. Os alunos que alcançarem médias inferiores ao conceito 7,0 (sete) no 1º Bimestre ou no 2º Bimestre ou em ambos estarão automaticamente em recuperação. A nota de recuperação será submetida a uma nova média com a nota do bimestre.

O Colégio e Escola Técnica Triângulo apoia o projeto educacional sem fins lucrativos: “PROJETO ESPORTE”, destinado aos alunos-atletas com a finalidade viabilizar a educação de atletas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

No período da manhã, os atletas treinam sob a orientação dos coordenadores esportivos e, no período da tarde, oferecemos a escolaridade, na qual os alunos participam das aulas do currículo escolar em nossas dependências.

Para participar do projeto, o aluno deverá ser atleta e ter um bom rendimento como tal. Buscamos proporcionar, de uma forma inovadora, um futuro melhor e ajudar a torná-los cidadãos de bem.

Temos neste projeto, atletas de diversas modalidades: atletismo, basquete, futsal, futebol, handebol, judô, vôlei, entre outros.

Em desenvolvimento

DATAS COMEMORATIVAS ESCOLARES

 

Fevereiro

21 – Dia Internacional da Língua Materna

27 – Dia do Livro Didático

Março

05 – Carnaval

08 – Dia Internacional da Mulher

12 – Dia do Bibliotecário

15 – Dia da Escola

21 – Dia Internacional das Florestas e da Árvore / Dia Mundial da Infância

Abril

02 – Dia Internacional do Livro Infantil

07 – Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

08 – Dia Mundial do Combate ao Câncer

09 – Dia Nacional da Biblioteca

13 – Dia do Hino Nacional Brasileiro

19 – Dia do Índio

21 – Páscoa / Tiradentes

22 – Descobrimento do Brasil

28 – Dia Mundial da Educação

Maio

01 – Dia do Trabalhador

05 – Dia da Língua Portuguesa

06 – Dia da Matemática

12 – Dia das Mães

13 – Abolição da Escravatura

15 – Dia Internacional da Família

18 – Dia Nacional dos Museus

19 – Dia do Físico

20 – Dia do Pedagogo

24 – Dia do Vestibulando

27 – Dia Nacional da Mata Atlântica

29 – Dia do Geógrafo

Junho

01 – 30 – Festa Junina

05 – Dia do Meio Ambiente / da Ecologia / da Reciclagem

09 – Dia do Porteiro

12 – Dia dos Namorados

14 – Dia Mundial do Doador de Sangue

18 – Dia do Químico

Julho

08 – Dia Nacional da Ciência

09 – Dia da Revolução Constitucionalista

13 – Dia Mundial do Rock

15 – Dia do Homem

20 – Dia do Amigo

25 – Dia do Escritor

26 – Dia dos Avós

Para contato com nossa escola, abaixo seguem telefones e/ou emails de nossos colaboradores para uma comunicação rápida e fácil. Qualquer dúvida ou esclarecimentos, conforme o assunto, entrar em contato conosco através dos telefones:

DIREÇÃO

TELEFONES

EMAIL

Prof. Luiz Carlos

Diretor Pedagógico

21 99207-1115

luizcarlos@cetriangulo.com.br

Patrícia Sodré

Diretora

21 99207-1115

patriciasodre@cetriangulo.com.br

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Ensino Fundamental

6º ao 9º ano

21 97315-7883

coordenadoraef2@cetriangulo.com.br

Ensino Médio

21 97315-7883

coordenadoraensinomedio@cetriangulo.com.br

Coordenadora Pós-Médio

21 97315-7883

coordenadoraposmedio@cetriangulo.com.br

Supervisora Pedagógica

21 99312-7185

sup.pedagogica@cetriangulo.com.br

S.O.E.

Serviço de Orientação Educacional

21 99183-3344

orientadoraeducacional2@cetriangulo.com.br

Rcepção

21 99207-1115

atendimento@cetriangulo.com.br

contato@cetriangulo.com.br

Secretaria Escolar

21 2450-2285

secretariaescolar@cetriangulo.com.br

Financeiro

21 97389-3162

33401121 R: 28

adm.financeiro@cetriangulo.com.br

Cobrança

21 97338-3223

cobrancatriangulo3@cectriangulo.com.br