Normas e Informações

São direitos do aluno:

  • Receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares;
    Usufruir de todos os benefícios do estabelecimento de ensino (relativo à turma e cursos que estiver matriculado), bem como de todas as atividades sociais, cívicas e recreativas;
  • Ser respeitado em sua individualidade por todos os integrantes do estabelecimento.


São deveres do aluno:

  • Frequentar as aulas com assiduidade, pontualidade e devidamente uniformizados, participando de todos os atos escolares, executando os trabalhos que lhe forem prescritos;
  • Respeitar funcionários e autoridades dentro do estabelecimento;
    Colaborar com a conservação de todas as dependências da escola de forma socialmente aceitável e correta;
  • Possuir o material exigido pelo professor, mantendo-o em ordem e devidamente cuidado;
  • É de inteira responsabilidade do aluno a guarda de todos os objetos e pertences pessoais como celular, carteira, relógios, câmera digital, dinheiro, óculos, casacos, mochilas, uniformes, tablets, Ipod e outros.
  • A escola não se responsabiliza pelo ressarcimento destes objetos;
  • Usar a Biblioteca da escola para pesquisa com critérios de responsabilidade e respeito com as normas da mesma;
  • É obrigatória a participação dos alunos nas atividades de cunho cultural e esportivo desenvolvidas pela escola, bem como outros nos demais eventos.


É vedado ao aluno:

  • Ocupar-se durante a aula com assuntos estranhos a ela;
  • Portar objetos cortantes ou de uso perigoso;
  • Trazer para o colégio objetos de valor. Conforme 22ª Cláusula do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais: “… A escola não fará o ressarcimento pela perda de qualquer um deles, restando claro que não se responsabiliza pelos pertences pessoais que os alunos tragam para dentro da escola, principalmente: celulares, apostilas, tablets, mochilas, relógios, óculos, agasalhos, câmeras digitais, valores, jogos eletrônicos e etc, sendo a responsabilidade da guarda dos mesmos, única e exclusiva do aluno’’;
  • Levar comida ou bebida para sala de aula, corredores e laboratórios;
  • Fazer uso de jogos de cartas e similares;
  • Retirar-se antes do término das atividades escolares, sem a devida autorização concedida pela direção ou coordenação em casos especiais;
  • Portar, consumir, difundir, comercializar nas dependências da escola ou imediações qualquer tipo de droga;
  • Manifestações ostensivas de namoro que possam se tornar constrangedoras aos outros, tanto dentro como na porta da escola.
  • Comercializar nas dependências da escola qualquer tipo de produto.

 

OBS.: CONFORME LEI 4734 DE 4 DE JANEIRO DE 2008, É PROIBIDO O USO DE TELEFONES CELULARES, IPODS, MP3, MP8, JOGOS E QUALQUER TIPO DE EQUIPAMENTO ELETRÔNICO DURANTE AS AULAS. SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE CELULARES, TABLETS, NOTEBOOKS OU SIMILARES PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA OU PARA ELABORAÇÃO DE TAREFAS ESCOLARES.

6º ao 9º ano – 7h20 às 12h50

Ensino Médio – 7h20 às 13h30 

No turno da manhã, a escola abre os portões às 6h30min. Após o sinal da 1ª aula, há uma tolerância de 10 minutos para a entrada do aluno na escola. O aluno que não chegar dentro deste limite, entrará apenas no segundo tempo. Com três notificações de atrasos no mês, o responsável do aluno deverá entrar em contato com a escola para esclarecimentos. Atrasos com justificativas serão avaliados pela coordenação.

Com o intuito de fortalecer os conteúdos dos Cursos Técnicos e Formação Geral, os alunos poderão ter aula no período da tarde, de acordo com as necessidades do curso e com a disponibilidade de horário.

5º ano – Tarde: 13h15 às 17h30

No turno da tarde, há uma tolerância de 10 minutos para a entrada e saída do aluno na escola.

Horário das Atividades Extracurriculares: das 17h15 até as 18h, para todos os alunos que participarem desta atividade.

É de suma importância que o horário de saída (18h) seja respeitado, pois a escola não disponibiliza funcionário para depois deste horário e as atividades da faculdade iniciam às 18h.

O aluno que tiver três ou mais atrasos, perderá pontuação no critério de assiduidade e pontualidade que será atribuído pelo professor na disciplina em atraso.

É de uso obrigatório para todos, inclusive o uniforme de inverno (casaco da escola).

O uniforme é vendido exclusivamente na escola pela empresa contratada, sem tolerância a qualquer tipo de modificação feita ao padrão original.

O uniforme é composto por: camiseta escolar, calça jeans ou bermuda da escola, casaco da escola e tênis. Para as Atividades Extracurriculares, é exigido o uniforme.

CHINELOS OU SIMILARES NÃO SÃO PERMITIDOS.

Para os cursos técnicos, o uniforme específico de cada curso será orientado pela coordenação.

Caso a falta do uniforme seja de responsabilidade da escola, o aluno poderá frequentar as aulas até que o mesmo seja resolvido.

A escola possui profissionais para atender nossos alunos e pais nos aspectos relacionados ao comportamento, aproveitamento, dificuldade de aprendizado e qualquer assunto que esteja ligado ao aluno e que venha interferir direta ou indiretamente no seu rendimento escolar.

O S.O.E. da escola atua na prevenção e solução dos problemas que porventura venham a acontecer. A orientadora educacional está diariamente na escola para o atendimento de pais e alunos.

É DE SUMA IMPORTÂNCIA, NO ATO DA ENTREVISTA INICIAL COM A ORIENTADORA EDUCACIONAL, A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO, CASO SEJA NECESSÁRIO.

S.O.E. em casa – a orientadora, uma vez por semana, mediante agendamento, poderá ir à residência do aluno para passar as informações a respeito da vida escolar do aluno aos pais e responsáveis.

PROCE (Projeto de Conscientização e Ética) – são projetos com os temas de cidadania e ética que levam os alunos à reflexão sobre o que é ser um cidadão aliado ao trabalho desenvolvido em sala de aula.

O aluno que necessitar mudança de curso terá que requerê-la na Secretaria, aguardando o prazo de 48 horas para o deferimento ou não de seu pedido. É expressamente proibida a mudança de curso ou turno sem a liberação da Secretaria da escola. Os prazos e critérios estão no regimento interno da escola e à disposição na secretaria da escola.

O Colégio e Escola Técnica Triângulo possui convênio com a Fundação Mudes, CIEE, Provedor de Talentos, entre outros.  Estas entidades, através de  inscrição  prévia,  fornecem para a escola opções de vaga.

Cabe, aos alunos interessados, procurarem a coordenação da escola para toda e qualquer orientação sobre o estágio.

O estágio curricular supervisionado obrigatório do curso Técnico em Enfermagem só poderá ser realizado nas instituições concedentes conveniadas com a escola, que encaminhará o grupo acompanhado de um supervisor enfermeiro, atendendo à legislação vigente.

A data de entrega da documentação para estágio bem como os dias, locais e horários para o mesmo são acordados entre a escola e os hospitais, não cabendo aos alunos nenhuma alteração. O deslocamento aos locais de estágio é de responsabilidade do estagiário. No início do ano letivo, será entregue ao aluno o Manual do estagiário.

Será cobrada uma taxa, por disciplina, para as provas de 2ª Chamada.

Será isento de taxa o aluno que apresente: atestado médico, licença-maternidade ou documento de alistamento nas forças armadas.

O aluno tem de requerê-la em 3 (três) dias, no máximo, após a realização da prova perdida na Secretaria da escola. A 2ª Chamada será de acordo com o calendário fornecido pela escola. Será atribuída nota zero para o aluno que faltar à 2ª Chamada. A 2ª Chamada poderá ser realizada aos sábados.

O Colégio Escola Técnica Triângulo avalia seus alunos bimestralmente com os critérios abaixo descritos.

O aluno será submetido a duas avaliações com os seguintes pesos, sendo:

5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

1ª Avaliação: 9 pontos + 1 ponto. Este ponto adicional será oferecido pelo professor no conceito de assiduidade, respeito, disciplina, participação e pontualidade do aluno em sala de aula.

2ª Avaliação: 10 pontos

O aluno que obtiver um somatório de 21 pontos ao final do 3º Trimestre estará aprovado e isento da Prova Final. Caso este aluno some valor inferior aos 21 pontos, será submetido à Prova Final. Para saber a nota necessária à sua aprovação, o aluno deverá calcular sua média anual (a soma dos 3 trimestres dividida por 3) e diminuir 10 pontos.

Não existe 2ª Chamada da Prova Final. Casos isolados serão analisados no Conselho de Classe final.

Caso o aluno não obtenha a média necessária para a aprovação após a média final, o mesmo terá a oportunidade de fazer a recuperação. Essa será de no máximo 4 disciplinas para o Ensino Fundamental e de 5 disciplinas para o Ensino Médio Técnico.

Março:

14/03– Dia Nacional da poesia.

15/03 – Dia da escola.

21/03 – Dia internacional contra a discriminação racial.

22/03 – Dia mundial da água.

30/03 – Dia mundial da juventude.

Abril:

07/04 – Dia mundial da saúde.

19/04 – Dia do Índio.

28/04 – Dia internacional da educação.

Maio:

01/05- Feriado do Dia Mundial do Trabalho.

06/05- Dia Nacional da Matemática.

12/05- Dia mundial do enfermeiro.

13/05 – Dia das Mães. Dia da abolição da escravatura.

Junho:

03/06 – Feriado Corpus Christi.

05/06- Dia Mundial do meio ambiente.

Julho:

17 a 31 – Recesso escolar.

20/07- Dia do amigo.

26/07- Dia dos avós.

Agosto:

06/08 – Dia Nacional dos profissionais de educação

08/08- Dia dos Pais.

22/08- Dia do folclore.

29/08- Dia Nacional do combate ao fumo.

Setembro:

07/09- Feriado da Independência do Brasil.

Outubro:

Outubro Rosa (campanha contra o câncer de mama).

12/10 – Feriado. Dia das crianças.

15/10 – Dia do professor.

Novembro:

Novembro Azul (contra o câncer de próstata).

05/11 – Dia da ciência e cultura. Dia do cinema;

12/11 – Dia do diretor de escola.

13/11- Dia Mundial da Gentileza.

15/11- Proclamação da República.

17/11- Dia da criatividade.

19/11- Dia da bandeira.

20/11- Dia da Consciência Negra.

27/11- Dia do Técnico de Segurança do Trabalho.

Dezembro:

Dezembro Vermelho (combate a AIDS) 01/12 – Dia Internacional da luta contra a AIDS.

03/12 – Dia Internacional do Portador de Deficiência.

08/12- Dia da família.

10/12- Declaração Nacional dos direitos humanos e dia internacional dos povos indígenas;

21/12- Dia do atleta.

25/12- Natal.